Prospecção de clientes para seguro: saiba como essa estratégia ajudar a sua corretora

12/4/2022

Prospecção de clientes para seguro: saiba como essa estratégia ajudar a sua corretora

Veja como prospectar da maneira correta irá aumentar as vendas da sua corretora de seguros

Hoje você irá ficar por dentro das principais informações sobre prospecção de clientes, e ao fim estará pronto para realizá-la da melhor forma.

Se tem uma coisa que todas as empresas possuem em comum é que elas precisam conquistar e encantar o cliente. É preciso criar estratégias e formas de atrair as pessoas para conhecer os seus produtos e/ou serviços e fazer com que elas, de fato, os consumam.

Para as corretoras de seguro isso não é diferente, muito pelo contrário, se aprimorar em técnicas de prospecção de clientes para seguro é fundamental para o sucesso da corretora, afinal, o que seria uma corretora de seguros sem seus segurados?

Mas é claro que reconhecemos que isso não é uma tarefa simples, prospectar segurados requer estudo e, por isso, trouxemos esse blogpost para você!

Hoje você entenderá a importância de investir na prospecção de segurados, conhecerá os principais tipos da mesma, além de ficar por dentro de dicas e estratégias para prospectar da maneira correta.

Afinal, o que, de fato, é prospectar um cliente para seguros?

Um dos significados do verbo prospectar é: ser mais visível ou mais importante, sobressair-se, salientar-se. Ou seja, uma coisa já certa, você precisa se diferenciar dos seus concorrentes e chamar a atenção do lead.

Tendo isso em mente, a prospecção de clientes é a etapa da estratégia de venda da sua corretora de seguros na qual você irá entrar em contato com possíveis clientes, fazer com que eles fiquem por dentro dos seus serviços e assim contribuir para aumentar a contratação de seguros e consequentemente o número de segurados.

Um dos maiores erros cometidos por corretores no momento de prospectar é abordar, aleatoriamente, todas as pessoas. Sem antes ter uma base de possíveis leads ou um público alvo definido.

Quando você não tem essa base, a probabilidade da sua prospecção ter sucesso é muito menor, causando frustração e até mesmo pensamentos de que ela nunca funcionará. Mas a gente garante que prospectar clientes é imprescindível e você terá diversas vantagens ao utilizar as estratégias certas.

Por isso, uma dica que nós te damos é adotar o funil de vendas na sua corretora de seguros, com ele você conseguirá organizar as etapas melhor e estará mais preparado para prospectar clientes.

Prospecção Ativa x Prospecção Passiva: quais são as diferenças?

Se você está procurando sobre esse tema há um tempo, com certeza já ouviu falar que existem diferentes tipos de abordar o lead durante a prospecção, fazendo com que ela se divida em passiva e ativa.

Prospecção Ativa


Nessa estratégia, a corretora de seguros é a responsável por fazer com que o cliente conheça a empresa, é você quem deve ir atrás dele e não o contrário.

Essa é uma forma de abordar o cliente mais direta, na qual você deve convencê-lo veemente e de que os seus produtos farão diferença na vida dele, apresentar a oportunidade e assim caminhar para conseguir a venda.

A prospecção ativa, atualmente, é feita principalmente através de ligações, e-mail e WhatsApp, mas também pode ser realizada por abordagem em eventos e reuniões, redes sociais e mais. 

E não se esqueça do que comentamos logo acima, apesar dessa estratégia consistir em buscar clientes que ainda não conhecem o seu serviço não significa que você deve entrar em contato com todas as pessoas.

É fundamental selecionar o público que você quer atingir, sempre pensando nos objetivos individuais da sua corretora de seguros.

Confira 3 dicas para ter sucesso na prospecção ativa:

  • Saiba a hora de parar: não seja insistente demais, isso irá afastar os possíveis leads e pode até mesmo manchar o nome da sua corretora.
  • Treine a sua equipe para abordar clientes corretamente: convencer uma pessoa que ainda não conhece a sua corretora não é uma das tarefas mais fáceis do mundo, por isso investir em aprendizado voltado para abordagem e relação de clientes, além de atualização no mundo dos seguros é fundamental.
  • Não tenha medo: essa pode parecer meio clichê, mas é verdade! Muitas empresas têm receio de utilizar a prospecção ativa, ou a acham limitada, porém, quando feito corretamente ela traz resultados mais rapidamente e faz toda a diferença.

Prospecção Passiva

Nesse método o primeiro contato parte do cliente, ou seja, ele irá entrar em contato com a sua corretora em busca de saber mais sobre a contratação de seguros e a partir daí você deve convencê-lo a ficar.

Mas como fazer com que um cliente chegue até você? Como fazer com que ele tenha essa iniciativa?

Atrair e prospectar novos clientes para a sua corretora deve ser uma tarefa muito bem planejada, e hoje, felizmente temos a tecnologia, redes sociais, conhecimentos mais aprofundados de marketing e vendas e diversas estratégias que irão fazer com que os futuros segurados cheguem até você.

Justamente por isso é que a prospecção passiva está muito ligada com o marketing digital, principalmente o marketing de conteúdo.

Investir em conteúdos ricos como publicações com informações valiosas, ebooks, blogposts, presença nas redes sociais, além de estratégias como por exemplo o email marketing e o video marketing é o principal pilar para esse tipo de prospecção.

Só assim você conseguirá se destacar e fazer com que as pessoas sintam vontade de saber mais sobre a sua corretora.

Confira 3 dicas para ter sucesso na prospecção passiva:

  • Não ache que o cliente fará todo o trabalho: sim, é o possível cliente que fará a primeira abordagem, mas isso não significa que a venda já está fechada. É necessário dedicação e uma boa recepção para que o lead continue a acreditar na sua corretora
  • Saiba esperar: a prospecção passiva pode ter um ritmo mais lento, mas isso faz parte da estratégia. Um cliente não é encantado e convencido do dia para a noite, por isso, é preciso estar em constante trabalho para atrair esse contatos.
  • Seja único: Fale sobre seguros nos seus canais de comunicação de uma maneira diferente, chame a atenção. Hoje, a maioria das corretoras está nas redes sociais e a inovação é essencial.

É importante lembrar que ambas possuem suas vantagens e desvantagens, e o uso de uma não impede o uso da outra. Você deve sempre avaliar o que é se encaixa melhor na realidade da sua corretora de seguros.

E não acaba por aí não, para finalizar o post com chave de ouro, trouxemos mais três boas práticas (as quais cabem nos dois tipos de prospecção) para te ajudar ainda mais nessa estratégia, e assim conseguir muitos segurados.

  1. Registre tudo

Seja no papel ou no digital, documentar todos os processos, o que está sendo feito, o que deu certo, o que não deu, é muito importante para que você consiga evoluir a sua estratégia de prospecção com o tempo.
Organização e planejamento são essenciais para uma estratégia bem sucedida.

  1. Defina os pontos fortes e fracos da sua corretora

Conhecer a sua corretora é um passo indispensável, saber o que você faz de melhor é preciso, claro, mas reconhecer as fraquezas vai fazer com que você e sua equipe estejam sempre em constante evolução, seja no atendimento, conteúdos, regimento interno.
Não há nada pior do que ficar estagnado.

  1. Tenha consistência no atendimento dos clientes

Nada adianta fazer uma ótima primeira impressão e depois esquecer do lead. É claro que você não deve ser insistente de maneira excessiva, mas é preciso dar atenção ao possível cliente, mostrar que a sua corretora realmente se importa com o bem-estar e segurança dele.
Por isso, tenha consistência no atendimento, faça retornos, não deixe um possível segurado esquecer de você

Agora nós garantimos que você está pronto para prospectar clientes e aumentar muito as vendas da sua corretora!
Prospecção demanda tempo e muita dedicação, por isso, não desista, quando você colher os frutos do seu trabalho verá que valeu a pena.