Dicas para o home office durante a pandemia

22/4/2020

Dicas para o home office durante a pandemia

O que é home office?

Home office é uma modalidade de trabalho remoto, que permite executar as tarefas do trabalho, da sua própria casa. A modalidade está sendo adotada por muitas organizações para evitar a disseminação do COVID-19, mas não é novidade pra muita gente, inclusive corretores de seguros autônomos que não tem ainda um local ou escritório para vender seguros

Como muita gente está tendo a experiência pela primeira vez, é comum relaxar ou trabalhar demais, não se atentar à postura e até mesmo perder a disciplina ou se enrolar com as tarefas. Criamos este conteúdo para transmitir algumas informações e dicas de home office para quem quer tornar o dia a dia do trabalho em casa, mais leve e produtivo

1- Se prepare para trabalhar em casa

Vista-se para o trabalho. Nosso corpo adora o conforto da cama e do sofá (por isso, fazer home office no quarto pode dar aquela preguiça). 

De forma inconsciente, nossa mente reage a esse conforto e desliga determinadas partes do nosso cérebro associadas a produtividade. Quando não nos arrumamos para trabalhar, nossa mente não consegue entender que está no “modo trabalho”. Você não precisa usar roupa social ou executiva. Vestir algo confortável que não associe o momento de trabalho ao de lazer e descanso é o suficiente para encarar o home office com mais engajamento.

Nossas roupas funcionam como um lembrete visual de nossas intenções de fazer as coisas.
Se vestir para o trabalho é  um compromisso de realmente iremos trabalhar   


⏰Lembre de separar trabalho e descanso/folga.  Quando chegar ao fim da sua jornada, mude a roupa que usou para trabalhar e vista sua roupa de descanso. Isso vai educar seu corpo para saber quando ele pode entrar no modo de relaxamento.

 

2- Valorize a luz natural

Estudos comprovam que uma boa iluminação afeta diretamente a produtividade.
Em um desses estudos, os alunos que estudaram em salas de aula com as maiores janelas progrediram 15% mais rápido em matemática e 23% mais rápido na leitura do que aqueles com níveis mais baixos de luz do dia.

Deixar o máximo possível de luz natural entrar em seu espaço de trabalho vai diminuir a fadiga ocular e dores de cabeça, além de receber vitamina D, o que é ótimo para se sentir feliz e preparado para o home office. 

3- Use programas e aplicativos especiais 

Trabalhar em casa pode parecer limitado quando não se tem as mesmas ferramentas que você teria no escritório, além de não poder tratar algumas questões pessoalmente. Felizmente , existem softwares e aplicativos gratuitos para agilizar sua produção, encurtar a distância e garantir a organização de tarefas em equipe. Separamos alguns que irão te atender em muitos objetivos:

Trello para organizar todos e projetos

Google Meet para conferências online

Slack para conversas em grupo

Baeta Saúde para realizar cotações instantâneas de planos de saúde

👉Trello: Um aplicativo para o celular ou desktop gratuito que ajuda equipes a acompanharem o fluxo geral de trabalho. Com ele é possível criar e rastrear tarefas e saber as etapas em que cada membro está, através de quadros com colunas e cartões de tarefas.

Colunas com as tarefas “a fazer” , “em andamento” e “feito” são as mais clássicas . À medida que os trabalhos vão evoluindo, você move a tarefa para a coluna correspondente, até ser finalmente concluída. É um sistema simples que vai tornar o fluxo de trabalho em home office muito mais agradável e leve.


Baeta Saúde: São mais de 1800 tabelas de planos de saúde, e o uso não depende de nenhuma instalação, trata-se de um simulador online, intuitivo e fácil de usar, até mesmo para os corretores de seguros não familiarizados com tecnologia.

A partir do momento que você se torna um parceiro da Baeta , recebe o login e senha para começar a usar a ferramenta.

👉Slack: É  perfeito para conversas em grupo, ao trabalhar em casa. Pode ser usado no computador ou celular, através do app. É possível adicionar arquivos e tem integração com outros aplicativos de serviços.

O Slack é uma boa alternativa aos grupos de WhatsApp, quando você e sua equipe precisam se comunicar mas não querem ser interrompidos ou distraídos por outras mensagens.

 

👉Google Meet: O home office vai te isolar bastante, mas não adianta: existem questões que necessitarão de um “cara a cara”. Nesse sentido, existem diversos aplicativos que vão atender essa necessidade, como o skype, por exemplo. Mas, como muitos corretores de seguros já utilizam emails profissionais do Google, achamos interessante destacar o Google Meet.

Ele é especial porque permite que dezenas de pessoas participem da reunião virtual, ideal para corretoras de seguros com grandes equipes. O organizador precisa ter a conta do G Suite (email profissional do Google) para organizar a conferência, mas qualquer pessoa com um email simples (gmail) pode participar das sessões.

 

4- Faça pausas e exercícios durante o home office

Manter o ritmo é um dos grandes desafios de se trabalhar em casa, mas relaxar também é importante.

Respiração: inspire e expire para controlar o estresse, por 2 minutos, a cada 2 horas.

20/20/20: evite o cansaço visual dos olhos olhando para algo a 6 metros de distância, por 20 segundos, a cada 20 minutos.

Intervalo: um intervalo simples, por 6 minutos, a cada 80 minutos.

Exercícios

Falta de atividades físicas não irá prejudicar somente a sua saúde, vai afetar seriamente a sua produtividade. Em tempos de quarentena e home office. No entanto, existem alguns exercícios que podem ser praticados em casa e até mesmo na sua cadeira.

Separamos algumas dicas do medprev para você se manter em forma e saudável.


1. Preparação, postura e respiração

Para iniciar a série, afaste sua cadeira da mesa, gire os ombros para trás e fique com as costas retas – como se a sua cabeça estivesse sendo puxada para cima por um fio imaginário. Faça algumas respirações bem profundas nessa posição, sempre mantendo os pés inteiramente apoiados no chão.


4. Alongamento para os braços

Com os ombros relaxados e a postura ereta, leve seus braços para trás da cadeira e tente juntar suas mãos por alguns segundos. À medida que você for ficando mais flexível, passe a segurar os próprios punhos, antebraços ou até os cotovelos.

3. Alongamentos para o pescoço

Suba o corpo lentamente, deixando que a cabeça seja a última parte a retornar à posição de preparação (dica número 1). Depois, gire a cabeça para um dos lados, olhando por cima do seu ombro sem deixar que o queixo se abaixe. Volte ao centro e faça o mesmo para o outro lado, repetindo essa sequência algumas vezes em ritmo moderado.

Tarefas domésticas também são ótimas formas de se exercitar, então, se puder, pode lavar aquela louça.  Para ver mais dicas de exercícios acesse o artigo completo

5. Separe um tempo para socializar com sua equipe durante a quarentena

Estamos isolados,mas estamos vivos 😄. Home office não significa que não podemos ter uma conversa mais descontraída com nossos colegas de equipe.

Organize chamadas e reuniões online, compartilhe conteúdos, converse sobre o seu dia e o que tem feito para tirar a quarentena de letra. Claro,que com horários programados.

Isso vai ser ótimo para manter um bom clima organizacional durante o trabalho remoto. Que tal um almoço online?

Se você é mais tímido, ainda assim é importante mandar um “oi”, de vez em quando. Lembre que uma hora iremos voltar ao convívio social.