Apenas 5% das obras brasileiras têm seguro de risco de engenharia. Com quase R$ 1 trilhão investido no PAC desde 2023, obras do Minha Casa Minha Vida, energia solar, eólica e saneamento básico, o mercado está enorme — e praticamente inexplorado. Diego Alves, da Yelum, explica como o corretor pode entrar nesse segmento, quais são as mais de 30 coberturas disponíveis e por que o preço do seguro muitas vezes equivale ao de um seguro de auto para um prédio de R$ 40 milhões.
De 20 colaboradores dedicados à IA ao maior crescimento de beneficiários de 2025: Cadu Martins, da Amil, explica como dados, prevenção e tecnologia estão transformando a gestão de saúde — e por que o tripé operadora, beneficiário e corretor precisa ser bom para todos ao mesmo tempo.
O cliente chegou mais esperto, pesquisa com IA e sabe quando uma marca está empurrando venda. Taylane Thomaz, da Segbox, explica como a hiperpersonalização, o Open Insurance e o conteúdo educativo estão mudando a forma de prospectar e se relacionar no mercado de seguros — e por que o corretor que conseguir unir dados, tecnologia e conteúdo vai sair na frente.
Campainha, catálogo telefônico, telefone fixo, internet, IA — Fábio Maia, da Assim Saúde, faz uma retrospectiva improvável e divertida sobre como a prospecção mudou radicalmente e o que permanece constante: o relacionamento humano. Quem não for inteligente, vai ser só artificial.
Em 10 anos, o consórcio dobrou de tamanho no Brasil. Hoje são 13 milhões de cotas ativas — e quase 10% da população economicamente ativa já consome o produto. Humberto Mazzotti, da Rodobens, explica as três grandes transformações que tornaram isso possível, por que o ciclo longo do consórcio (até 216 meses) é uma vantagem enorme para o corretor e como blindar o cliente antes que o banco chegue primeiro.
Como equilibrar tecnologia, personalização e sustentabilidade financeira num mercado que se transforma o tempo todo? Denise Carvalho, da SulAmérica, traz a visão de uma seguradora centenária que chegou ao 1 milhão de clientes no Rio e que aposta no corretor como peça insubstituível dessa equação.
70% dos procedimentos estéticos no Brasil já são minimamente invasivos. Sandro Reis, da Porto, apresenta o lançamento do Odontox e explica por que o mercado odontológico está migrando de um modelo focado em tratamento para um ecossistema de prevenção, bem-estar e autoestima — e o que isso abre para o corretor.
Uma câmera detectou o motorista dormindo, acendeu a sirene dentro do caminhão e evitou uma colisão. Esse é o novo seguro de frota. Lívia Prata, Diretora de Frota da Allianz, explica como a combinação de telemetria e inteligência artificial está mudando a lógica do setor — de indenizar perdas para prever e prevenir riscos — e por que a informação que o corretor traz sobre o cliente é o que torna o preço mais competitivo e o seguro mais eficiente.
Emanuel Nascimento, Superintendente Executivo da Bradesco Seguros, analisa o crescimento acelerado do mercado premium, a invasão dos elétricos chineses e como o seguro passou a ser um fator decisório na compra do veículo.
Suzane Rodrigues, Gerente de Produto Auto da Porto, apresenta como o uso inteligente de dados pode transformar o corretor em consultor estratégico — e mudar para sempre a relação do cliente com o seguro.