12/4/2022
Se tem uma coisa que todas as empresas possuem em comum é que elas precisam conquistar e encantar o cliente. É preciso criar estratégias e formas de atrair as pessoas para conhecer os seus produtos e/ou serviços e fazer com que elas, de fato, os consumam.
Para as corretoras de seguro isso não é diferente, muito pelo contrário, se aprimorar em técnicas de prospecção de clientes para seguro é fundamental para o sucesso da corretora, afinal, o que seria uma corretora de seguros sem seus segurados?
Mas é claro que reconhecemos que isso não é uma tarefa simples, prospectar segurados requer estudo e, por isso, trouxemos esse blogpost para você!
Hoje você entenderá a importância de investir na prospecção de segurados, conhecerá os principais tipos da mesma, além de ficar por dentro de dicas e estratégias para prospectar da maneira correta.
Um dos significados do verbo prospectar é: ser mais visível ou mais importante, sobressair-se, salientar-se. Ou seja, uma coisa já certa, você precisa se diferenciar dos seus concorrentes e chamar a atenção do lead.
Tendo isso em mente, a prospecção de clientes é a etapa da estratégia de venda da sua corretora de seguros na qual você irá entrar em contato com possíveis clientes, fazer com que eles fiquem por dentro dos seus serviços e assim contribuir para aumentar a contratação de seguros e consequentemente o número de segurados.
Um dos maiores erros cometidos por corretores no momento de prospectar é abordar, aleatoriamente, todas as pessoas. Sem antes ter uma base de possíveis leads ou um público alvo definido.
Quando você não tem essa base, a probabilidade da sua prospecção ter sucesso é muito menor, causando frustração e até mesmo pensamentos de que ela nunca funcionará. Mas a gente garante que prospectar clientes é imprescindível e você terá diversas vantagens ao utilizar as estratégias certas.
Por isso, uma dica que nós te damos é adotar o funil de vendas na sua corretora de seguros, com ele você conseguirá organizar as etapas melhor e estará mais preparado para prospectar clientes.
Se você está procurando sobre esse tema há um tempo, com certeza já ouviu falar que existem diferentes tipos de abordar o lead durante a prospecção, fazendo com que ela se divida em passiva e ativa.
Nessa estratégia, a corretora de seguros é a responsável por fazer com que o cliente conheça a empresa, é você quem deve ir atrás dele e não o contrário.
Essa é uma forma de abordar o cliente mais direta, na qual você deve convencê-lo veemente e de que os seus produtos farão diferença na vida dele, apresentar a oportunidade e assim caminhar para conseguir a venda.
A prospecção ativa, atualmente, é feita principalmente através de ligações, e-mail e WhatsApp, mas também pode ser realizada por abordagem em eventos e reuniões, redes sociais e mais.
E não se esqueça do que comentamos logo acima, apesar dessa estratégia consistir em buscar clientes que ainda não conhecem o seu serviço não significa que você deve entrar em contato com todas as pessoas.
É fundamental selecionar o público que você quer atingir, sempre pensando nos objetivos individuais da sua corretora de seguros.
Nesse método o primeiro contato parte do cliente, ou seja, ele irá entrar em contato com a sua corretora em busca de saber mais sobre a contratação de seguros e a partir daí você deve convencê-lo a ficar.
Mas como fazer com que um cliente chegue até você? Como fazer com que ele tenha essa iniciativa?
Atrair e prospectar novos clientes para a sua corretora deve ser uma tarefa muito bem planejada, e hoje, felizmente temos a tecnologia, redes sociais, conhecimentos mais aprofundados de marketing e vendas e diversas estratégias que irão fazer com que os futuros segurados cheguem até você.
Justamente por isso é que a prospecção passiva está muito ligada com o marketing digital, principalmente o marketing de conteúdo.
Investir em conteúdos ricos como publicações com informações valiosas, ebooks, blogposts, presença nas redes sociais, além de estratégias como por exemplo o email marketing e o video marketing é o principal pilar para esse tipo de prospecção.
Só assim você conseguirá se destacar e fazer com que as pessoas sintam vontade de saber mais sobre a sua corretora.
É importante lembrar que ambas possuem suas vantagens e desvantagens, e o uso de uma não impede o uso da outra. Você deve sempre avaliar o que é se encaixa melhor na realidade da sua corretora de seguros.
E não acaba por aí não, para finalizar o post com chave de ouro, trouxemos mais três boas práticas (as quais cabem nos dois tipos de prospecção) para te ajudar ainda mais nessa estratégia, e assim conseguir muitos segurados.
Seja no papel ou no digital, documentar todos os processos, o que está sendo feito, o que deu certo, o que não deu, é muito importante para que você consiga evoluir a sua estratégia de prospecção com o tempo.
Organização e planejamento são essenciais para uma estratégia bem sucedida.
Conhecer a sua corretora é um passo indispensável, saber o que você faz de melhor é preciso, claro, mas reconhecer as fraquezas vai fazer com que você e sua equipe estejam sempre em constante evolução, seja no atendimento, conteúdos, regimento interno.
Não há nada pior do que ficar estagnado.
Nada adianta fazer uma ótima primeira impressão e depois esquecer do lead. É claro que você não deve ser insistente de maneira excessiva, mas é preciso dar atenção ao possível cliente, mostrar que a sua corretora realmente se importa com o bem-estar e segurança dele.
Por isso, tenha consistência no atendimento, faça retornos, não deixe um possível segurado esquecer de você
Agora nós garantimos que você está pronto para prospectar clientes e aumentar muito as vendas da sua corretora!
Prospecção demanda tempo e muita dedicação, por isso, não desista, quando você colher os frutos do seu trabalho verá que valeu a pena.